Aos 30 anos

Aos 30 anos: novo poema da americana Paula Bohince, publicado na edição de inverno da Granta: “Bohince disse que o texto começa com a decisão de escapar do stress da cidade e voltar para a casa da mãe, ‘sentindo-se um fracasso total’. Bohince combinou descanso com resignação, nas tardes de comida de microondas e sonecas, e nado no meio de pacientes fazendo fisioterapia”.

Aos 29, fugi para a França. Nadei sozinha na água gelada do Mediterrâneo vezes incontáveis. Recitei Baudelaire em silêncio, no inverno. No intervalos de almoço, comia omeletes porque não tinha microondas. Lia deitada na grama, na faculdade, e buscava livros de Steiner e Derrida e Beckett. Dormia muito à tarde, por isso num dos projetos finais decidi falar sobre o sono, cientificamente. Voltei para o Brasil dias antes de completar 30, para uma nova vida, e agora quero ganhar um novo nome.

Abaixo, tradução em português:

Aos 30, fugi da minha vida

numa chuva de granizo num incêndio, em direção

ao que chamei de ‘grande descanso’,

desfiz as malas na casa de minha mãe,

dormi na cama da minha irmã,

me inscrevi na natação do Y, nadei duas vezes,

diariamente, nas manhãs

os pacientes fazendo fisioterapia

na parte rasa,

nas tardes pendurava maiô molhado,

bandeira preta em linha,

a comida no microondas, e depois a soneca,

o sono minha calamina, o cloro

meu remédio, minha fraqueza por toda parte,

mal conseguia me aguentar.

Nadei nas noites, antes de fechar,

recitando poemas em silêncio,

da antologia de minha mente,

eu estava sozinha, nadando de costas,

pela câmera úmida, debaixo

de afrescos de golfinhos e ninfas,

Flutuei, como um bebê no berço,

fascinada com aquelas imagens suaves —

Por muito tempo foi assim.

Deixe um comentário

