Uma Morte em Família

Capa de Uma Morte em Família, (Companhia das Letras, 2012)

Escolhi Uma Morte em Família, do escritor americano James Agee, para iniciar um projeto aqui no Blog. O livro, que ganhou um Pulitzer póstumo em 1958, acaba de ser lançado pela Companhia das Letras, com tradução de Caetano Waldrigues Galindo. A edição em Português deve chegar hoje lá em casa, mas já comecei a ler o ebook no Kindle. Muito querida pelos leitores americanos, a obra é pura poesia… e tem trechos bem difíceis para os não-nativos. O inglês coloquial das classes mais baixas e as descrições do ponto de vista da criança — o menino Rufus, ponto focal da história, alterego e nome do meio de Agee — me deixam curiosa para conhecer a tradução.

He reached up for him and took him, and faintly recalled, as he gave him comfort, a multitude of fire-tipped candles (and bristling needles) and a strong green smell, a dog more gaily colored and much larger, over which he puzzled, and his father’s huge face, smiling, saying, ‘It’s a dog’. His father too remembered how he had picked out the dog with great pleasure and had it given it too soon, and here it was now too late

A ideia é contrapor, aqui, trechos originais aos traduzidos, sem qualquer aspiração a uma análise aprofundada. O livro me conquistou já nas primeiras páginas, com a bela narrativa da última noite do menino com o pai.

Ao fim do passeio noturno, os dois se sentam no cantinho especial, uma rocha a meio km de casa. O silêncio vai crescendo aos poucos e culmina com um carinho do pai, descrito suave e cuidadosamente como o selo do pacto entre os dois. Voltam sem dizer uma palavra e, naquela noite, Jay recebe o telefonema sobre o seu pai. Sonolento, Rufus ouve a conversa dos pais mas não entende muita coisa. O pai vai embora sem se despedir, porque tem certeza de que estará de volta na noite seguinte. A vida do menino — e escritor — passa a girar em torno dessa despedida antecipada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s