Bradbury e a loucura da realidade

Foto publicada na reportagem da Paris Review, Fact-Checking Ray Bradbury

A ideia era escrever sobre Enrique Vila-Matas e seu livro Paris no se acaba nunca, já que o autor participa, neste momento, de uma Mesa da Flip ao lado de Alejandro Zambra. Gosto muito do livro, até  mais do que de A Moveable Feast, obra de Hemingway com a qual estabelece um diálogo, mas não dava para ignorar essa matéria deliciosa publicada na revista Paris Review.

O jornalista, Hiltner, hoje editor da revista, ficou encarregado de verificar a veracidade do que foi dito por Bradbury em entrevista à publicação, em 2009. A tarefa não foi fácil. Bradbury já estava com 89 anos, tinha sofrido um derrame, e confundia livros, escritores, citações, episódios, em suma, tudo. Mas o detalhe mais divertido refere-se ao encontro com um certo Mr. Elétrico, a inspiração da sua vida. A narrativa já havia sido reproduzida várias vezes pelo próprio Bradbury, mas até então ninguém havia confirmado a existência de Elétrico. E depois de uma busca difícil, passando pelo Center for Ray Bradbury Studies, Mr Hiltner acabou confirmando… que ele não existia.

O encontro fictício fazia tanto sentido que o editor decidiu mantê-lo na entrevista publicada, transferindo a dúvida para a pergunta. A entrevista pode ser lida aqui, e é maravilhosa, mas até agora não consegui entender por que o tal fact-checker foi contratado. A Paris Review era uma das mais prestigiosas revistas literárias, e Bradbury um dos mais cultuados escritores de ficção. Pra que mesmo confirmar se o que Bradbury estava dizendo era verdade ou, muito melhor do que isso, ficção?

2 ideias sobre “Bradbury e a loucura da realidade

  1. Thiago Massari

    Ás vezes, a dúvida é muito mais poderosa do que a certeza. E o jornalismo bem feito se propõe, mais do que responder, gerar muito mais perguntas. Ótimo post. Bjo

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s