Mais um ano

Moulin Rouge de Henri de Toulouse-Lautrec, 1891

As leituras ficaram comprometidas nos últimos (e emocionantes) dias. Sexta, uma antecipação do aniversário no sábado, dia lento e gostoso. Comemoração no almoço e no jantar, numa mesa na varanda, para potencializar o frio paulistano. Presentes emblemáticos; uma cópia de uma lupa de Praga, que eu vinha namorando nos últimos anos, e uma luminária em cubo com reproduções de pinturas que amo, O Beijo, de Klimt, La Goulue-Moulin Rouge do pintor e ilustrador parisiense Henri de Toulouse-Lautrec (descendente direto dos condes Toulouse, no sul francês) e Absinthe Robette, de Privat Livemont. Pode-se ler sobre esses cartazes emblemáticos da Belle Époque parisiense aqui, Um Olhar de Descoberta na Paris da Belle Époque, ensaio semi-fictício com o olhar do estrangeiro sobre a Paris daquela época.

Esses cartazes acompanharam-me muito durante o séjour francês. O  Ambassadeurs – Aristide Bruant de Toulouse-Lautrec, conheci através de um amigo, fã do artista. Mas em Paris, às margens do Sena, na Rive Gauche, apaixonei-me definitivamente por esses cartazes, cartões postais, ilustrações. Agora tenho um pouquinho deles na minha casa.

Sábado foi meu almoço de aniversário, apenas para alguns amigos, mas dá para dizer que entre um dia e outro, tive a melhor comemoração da minha vida. Servimos Cassoulet, homenagem indireta ao 14 Juillet, e muitos queijos, brigadeiros, bolos, caipiroskas. Foi meu cumpleãnos, um ano de Brasil, de Tomás, de muitas coisas boas; de vestido branco. Mais um ano, como no belo filme Another Year de Mike Leigh. Um ano que mudou tudo.

Continuo lendo Pénélope, mas ontem tive uma grande surpresa ao receber um livro inédito de um amigo. Não posso dizer do que se trata, nem quem é o autor, mas vou intercalar as duas leituras durante a semana e quem sabe escrever alguma coisa aqui depois.

Deixe um comentário

