A Partícula de Deus por Lisa Randall

Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Partículas, em Genebra, na Suíça

Acabo de comprar The Higgs Discovery: The Power of Empty Space, da excelente e muito cultuada física americana Lisa Randall (há uns dez anos, quando se começou a publicar livros de física quântica para os leigos, ela se destacou como a mais bonita dos especialistas). O Kindle Single veio como sugestão de compra na newsletter da Amazon.com, pouco mais de um mês depois da descoberta do Higgs Boson na Large Hadron Collider, em Genebra, na Suíça.

Em apenas 83 páginas, Ms Randall contextualiza  “a descoberta” — ie, por que a partícula encontrada pode ser o boson e por que o boson é tão importante para o Standard Model (na verdade quem é importante é o campo Higgs, mas este não existe sem o boson. No espaço vazio — daí o título de Randall — o campo adquire um valor diferente de zero, e é isso que dá massa a todas as partículas elementares, incluindo o boson de Higgs. O apelido, partícula de Deus, foi dado pelo físico Leon Lederman justamente por causa disso). Depois, encontramos dois capítulos sobre o boson anteriormente publicados em seus bestsellers Warped Passages e Knocking on Heaven’s Door.

Ainda não terminei de ler, mas considerando que li enquanto estava fazendo as unhas no salão, recomendo, e muito, a leitura. Para quem busca informações em português sobre o assunto, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s