Os 39 Degraus, por John Buchan e Hitchcock

Desenho de Merville Stairs por Dermond McCarthy

Os últimos dias têm sido uma correria mas eu não poderia deixar de falar do livro que li recentemente — e finalmente — Os Trinta e Nove Degraus, de John Buchan.

Escritor escocês, historiador, diplomata, Primeiro Barão de Tweedsmir e uma vez 15o Governador Geral do Canadá, Buchan é bastante prolífico. O romance é o primeiro de cinco a figurar o personagem que se tornaria famoso, Richard Hannay (no início um escocês bem de vida vivendo tediosamente em Londres). O título curioso surgiu quando Buchan estava doente num lar assistencial privado e a irmã de 6 anos começou a contar os degraus da escada que levava à praia. A escada, que se tornaria um presente para o escritor (bem, parte dela), tinha 39 degraus.

Nas mãos de Hitchcock, no entanto, o título é um Mc Guffin — talvez o melhor de toda a obra do diretor. (Clique sobre o link para conhecer mais sobre a técnica narrativa popularizada por ele). Confesso que só resolvi ler o livro por causa da excelente adaptação do mestre do suspense. E o filme, em preto e branco, é um dos primeiros de sua filmografia, ainda da época inglesa — estrelando a já famosa atriz Madeleine Carroll.

A primeira vítima, em Buchan um homem, torna-se nas telas uma mulher — e outras personagens femininas surgem ao longo da trama. O desfecho, que na versão literária obedece a uma combinação ficção/realidade pouco ousada, na hitchcockiana traz uma grande surpresa, e o efeito mcguffiano me faria ler Buchan madrugada adentro.

Cada versão tem seu final, e o melhor é que ambos são ótimos. Vale a leitura!

Leitura Atualizada

Estou terminando de ler Stardust, de Neil Gaiman. Vi o filme há 4 anos e adorei, mas por algum motivo nunca tinha lido a obra. Em papel, pretendo começar a ler neste fim-de-semana meu delicioso presente Femmes Qui Courent Avec Les Loups, de Clarissa Pinkola Estés. E para minha total surpresa, acabo de comprar as versões Kindle de The Dukan Diet e A Practical Wedding, para me preparar para 2013.

2 ideias sobre “Os 39 Degraus, por John Buchan e Hitchcock

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s