A inteligência sem cortinas de Fernando Pessoa; Dukan; Uma Estrangeira na França

Lisboa no início de setembro, em pleno sol e verão

Estou lendo Crônicas da Vida que Passa, de Fernando Pessoa, comprado numa (linda) livraria-café em Lisboa (não lembro o nome, não sei por quê). E estou me divertindo muito, pois não conhecia esse lado de Pessoa.

O livro reúne crônicas de Pessoa publicada n’O Jornal no ano 1915. A primeira fala de política e de convicções profundas: “Se há fato estranho e inexplicável, é que uma criatura de inteligência se mantenha sempre sentada sobre a mesma opinião, sempre coerente consigo mesma. (…) Uma criatura de nervos modernos, de inteligência sem cortinas, de sensibilidade acordada, tem a obrigação cerebral de mudar de opinião e de certezas várias vezes no mesmo dia”. A segunda, do excesso de disciplina do povo português (“Somos incapazes de revolta e agitação”, escreve). A quarta, polêmica, trata dos chaffeurs para criticar o jornal monarquista A Nação, e levou o jornal a demitir o escritor.

Curtas

Depois de quase 5 dias sem escrever, aí vai uma breve atualização:

Terminei de ler The Dukan Diet de Pierre Dukan. Não só isso. Estou seguindo a dieta desde segunda-feira e posso confirmar a sua eficácia (algo mais preciso só na próxima segunda-feira, quando começarei a 2a semana). O cardápio só proteínas da fase de ataque (que para mim durou 3 dias embora o recomendado seja 2) é surpreendentemente rico e variado. O cardápio proteínas+vegetais, mais ainda, mas estou alternando 1 dia de proteínas com 1 dia de proteína, vegetais e 1 extra, que pode ser qualquer coisa que eu queria comer, desde que em quantidade bem reduzida. Acho uma boa opção para quem quer (ou precisa) perder uma média de 5kgs (e não muito mais do que isso).

*

A Livraria Cultura anunciou ontem um fim-de-semana de desconto para alguns títulos Penguin, em homenagem aos 110 anos de Allan Lane, o inovador fundador da Editora Penguin que lançou o paperback barato no mercado. Entre os títulos disponíveis (há livros em inglês e em português), recomendo Dubliners, de Joyce, The Heart is a Lonely Hunter, de Carson McCullers, e The Great Gatsby, de Fitzgerald, em versões original e traduzida. O desconto é de mais ou menos 30%. E a promoção vai só até domingo, dia 23!

*

A nova data de publicação do livro Uma Estrangeira na França já foi definida: 29 de novembro de 2012. Optei por não publicar os novos capítulos, mas todos estarão disponíveis no livro, publicado na plataforma KDP da Amazon. Novidades em breve!

*

Noiva por acaso: Comprei a 4a edição da Claudia Noivas. Ainda não tive tempo de olhar com calma, mas gostei — embora não seja tão boa quanto a 3a edição ou a Vogue Noiva de 2012. Tenho duas provas agendadas para a semana que vem: Cymbeline e Cecilia Echenique. Pretendo escolher o vestido até janeiro de 2013 — e antes disso temos 2 casamentos muito queridos, os dois em novembro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s