Só coisa boa: chocolate e livros

Essa delícia de cacau (foto emprestada do site All Women Stalk)

Essa delícia de cacau (foto emprestada do site All Women Stalk)

Eu amo chocolate. Desde sempre. Já passei por todas as fases, já provei de todos os tipos, e gosto de todos: do mais doce ao mais amargo, do mais barato ao mais caro. Até aquele que não vale muito a pena eu como de vez em quando, só para ter certeza de que não mudei de ideia. (Recentemente, dei entrevista para a TV Cultura sobre essa minha paixão. Você pode assistir ao VT nesse link aqui).

Na França, apurei meu paladar para o chocolate amargo, e adorava as variações da Lindt por lá (principalmente esse daqui, usado nas receitas caseiras, que é incrivelmente gostoso e tem 54% de cacau, medida ideal na minha opinião), mas desde que voltei para o Brasil (e para as Nhá Bentas e brigadeiros de que tanto gosto), acabei privilegiando mesmo o chocolate ao leite.

Resolvi fazer um teste essa semana: substitui-lo pelo amargo. E adorei! Desde segunda só como chocolate amargo (entre 49% e 70% de cacau). Senti-me mais disposta, esperta e inclusive feliz, e não senti a menor falta do chocolate ao leite. Para mim, o mais gostoso (e que lembra uma sobremesa que eu fazia muito na França, mousse au chocolat à l’orange), foi esse aqui (desculpem-me a foto bem caseira, mas é a única que tenho e a única que o WordPress aceitou!), com 49% de cacau:

Chocolate amargo da Lindt com laranja e amêndoa. Tão bom que nem o WordPress queria que eu publicasse a foto! (Procurei no Google Images e não achei uma só foto, tampouco no site da Lindt. Ai meu Deus, será que vão parar de fabricar?)

Chocolate amargo da Lindt com laranja e amêndoa. Tão bom que nem o WordPress queria que eu publicasse a foto! (Procurei no Google e não achei uma só imagem, tampouco no site da Lindt. Ai meu Deus, será que vão parar de fabricar?)

Também adorei as trufas Puro Cacau da Cacau Show (54% de cacau) e o Lindt Excellence Intense Orange. Continuo achando que o mais gostoso é ter entre 50 e 60% de cacau, mas quem sabe não mudo de ideia depois…

*

Tanto tempo sem escrever que eu não sei nem por onde começar, então vai ser pela Amazon mesmo.

Descobri hoje — só hoje — que a Amazon anunciou o Kindle Matchbook. A ideia é simples: os clientes Amazon podem baixar a versão Kindle de livros já comprados na loja (em versão papel) de graça ou a um preço mais barato. Um serviço simples, pertinente e realmente útil, sobre cujo conceito eu já tinha escrito aqui. O catálogo de livros ainda é limitado — não achei um único matching book e olha que compro na Amazon há séculos! Mas a tendência é melhorar, sempre.

E não pára aí. Hoje recebi um e-mail deles sobre o Kindle First. Usuários Kindle e clientes Amazon Prime terão a chance de ler algumas obras antes de elas serem lançadas — e de graça! Isso é muito bacana, para os apressados (como eu) e para conhecer escritores novos, que inclusive podem ser autores novos publicando por conta própria no Kindle Direct Publishing. Já baixei Things We Set on Fire, de Deborah Reed, para ler assim que terminar 2001 de Arthur C. Clarke e o primeiro volume de O Retrato, de Veríssimo. Tenho lido bem pouco esses dias.

Ainda no campo de e-reading: Vale a pena dar uma olhada na Oyster, um app lançado recentemente que promete ser o Netflix dos livros: tudo o que você conseguir ler no mês por uma mensalidade de $ 9,95. Quando li pela primeira vez sobre o aplicativo, achei o máximo, a melhor coisa desde o Kindle. Agora já não tenho mais tanta certeza. O app é gratuito e pode ser baixado no iPhone e/ou no iPad, mas só para quem tem conta Apple americana. E, pior, para ter conta Oyster (mesmo o free trial que eles prometem no site), você precisa, mesmo, inserir um cartão de crédito americano.

Bom, não consegui testar ainda (eles não deixaram né?), mas gosto do conceito. Pode funcionar muito para os curiosos, que querem ler um pouquinho — ou poucão — do livro antes de decidir sobre a compra, ou para poesias, aqueles textos que a gente consegue ler de uma sentada só. Não me imagino lendo nada de mais de 100 páginas no iPad (aliás, nem isso), mas conheço um monte de gente que consegue. Agora é só aguardar lançarem por aqui.

4 ideias sobre “Só coisa boa: chocolate e livros

  1. taniagan@aol.com

    Para bom intendedor meia palavra basta. Não sou boa intendedora, mas ha mais do que meia palavra no que venho de ler. Resumindo: vou procurar o Lindt Excellence Intense Orange para a menina do chocolate. Bjs, tia Tania

    Resposta
  2. Pedro Fontenele

    Olá, Bruno,

    Parabéns pelo blog e pela postagem. Gostei tanto que comprei um Kindle pra mim esse dias. Mas só tem um problema: não consigo comprar nenhum livro pela Amazon. Quando vou cadastrar os dados do meu cartão, o site da Amazon não pede o código de segurança do cartão. Acontece que o meu cartão Visa exige esse número pra liberar a compra e por isso não autoriza nenhuma compra minha. Queria perguntar pra ti como você faz pra comprar os livros pela Amazon. Que cartão vc usa.

    Muito obrigado.

    Resposta
  3. Pedro Fontenele

    Olá, Jennifer (desculpe, confundi os nomes no comentário anterior)

    Parabéns pelo vídeo. Gostei tanto que também comprei um Kindle pra mim esse dias. Mas só tem um problema: não consigo comprar nenhum livro pela Amazon. Quando vou cadastrar os dados do meu cartão, o site da Amazon não pede o código de segurança do cartão. Acontece que o meu cartão Visa exige esse número pra liberar a compra e por isso não autoriza nenhuma compra minha. Queria perguntar pra ti como você faz pra comprar os livros pela Amazon. Que cartão vc usa.

    Muito obrigado.

    Resposta
    1. literaturaestrangeira Autor do post

      Oi Pedro! Tudo bem? Acho que nesse caso o ideal é falar com a administradora do cartão, no caso o Visa, para pré-autorizar compras nesse site. Deve ser algo feito imediatamente, então acredito que você não teria qualquer problema.
      Boa leitura! Ler no Kindle é mesmo maravilhoso.
      Espero ter ajudado.

      Resposta

Deixe um comentário

